O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FILMES MARCANTES: LARANJA MECÂNICA



Stanley Kubrick (1928  1999). Considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, foi autor de grandes clássicos do cinema : Lolita, Dr. Strangelove. 2001: A Space Odyssey, A Clockwork Orange, Barry Lyndon, The Shining, Full Metal Jacket, Eyes Wide Shut

A Clockwork Orange, foca a violência da juventude. Causou grande polémica na época e o realizador foi acusado de incitar a barbárie. Na história, quatro jovens da classe trabalhadora passam as noites cometendo as maiores atrocidades: brigar, roubar, violar… A vida de um deles, Alex, (Malcolm McDowell) toma um rumo diferente quando é preso.
Depois de ter cumprido dois anos de prisão, é libertado na condição de se submeter ao tratamento Ludovico, uma terapia experimental de aversão, desenvolvida pelo governo como estratégia para deter o crime na sociedade. O tratamento consiste em presenciar formas extremas de violência, sob a influência de um novo soro. Alex é incapaz de parar de assistir, pois os seus olhos estão presos por um par de ganchos. Também é drogado antes de ver os filmes, para que associe as ações violentas, com a dor que estas lhe provocam. Um tratamento questionável ainda hoje, de uma terapia da violência contra a violência, anulando a pessoa em si. De facto o resultado do tratamento torna-o incapaz de qualquer ato de violência (nem mesmo em defesa própria), assim como de tocar uma mulher nua. Como efeito secundário, também não consegue ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven — que era sua peça favorita. Isto não é uma cura, mas uma completa anulação da personalidade individual. 
Fonte: Wikipédia





Nenhum comentário:

Postar um comentário