O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ANNIE DILLARD


A maioria das pessoas pensa que escrever é colocar ideias e visões no papel. Consideram que primeiro, precisam de ter alguma coisa a dizer antes que possam efetivamente escrever. Para eles, escrever é um pouco mais do queregistrar um pensamento preexistente. Porém, com esta abordagem, o verdadeiro ato de escrever torna-se impossível. Escrever é um processo no qual descobrimos aquilo que vive dentro de nós. O próprio escrever revela o que está vivo (...) A mais profunda satisfação ao escrever é exatamente que este ato abre novos espaços dentro de nós dos quais não tínhamos consciência antes de começar a escrever. Escrever é embarcar numa jornada cujo destino final não sabemos.

Creio que, em algum lugar do coração do homem, há um clamor por alguém que esteja com ele por toda a vida, alguém que nunca o trairá, nunca o abandonará -mesmo que este alguém seja apenas um cachorro vadio e sarnento.
Se me pedisse para dizer em poucas palavras a essência de tudo que estou tentando dizer como romancista, seria algo assim: ouça sua vida. Veja-a como o insondável mistério que ela é. Nos aborrecimentos e na dor, assim como na alegria e na felicidade. Toque, sinta, prove o seu caminho para o seu  oculto coração.porque, em última análise, todos os momentos sãoimportantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário