O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sábado, 5 de novembro de 2011

AMEAÇAS E DESAFIOS...


Há uma profunda falta de liderança política e a sua face mais visível é a crise económica e financeira. Também o Sistema Terra continua a sofrer, com completa indiferença pelos nossos interesses e preocupações humanos, na sua mudança acelerada, que vai do clima à biosfera. Os estudos preparatórios para o 5º. Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas é de grande complexidade. Mais do que nunca estadistas, estrategistas e cientistas têm de estar lado a lado na monitorização da evolução do estado ambiental e climático do planeta. Complexidade, na medida em que as alterações climáticas se ligam a outros problemas da habitação comum da Terra que aguardam por solução urgente, como é o caso da urgência de uma nova política energética que nos liberte da dependência de combustíveis fósseis, que além de poluentes, trazem consigo o risco da multiplicação de disputas violentas dada a sua crescente escassez.

Outro aspecto a considerar é a escala e a natureza da ameaça. As alterações climáticas constituem o melhor exemplo da globalização da ameaça. Uma ameaça cuja natureza é de um novo tipo, ontológico. Não se prende com a projecção espacial e territorial do poder, mas com a metamorfose intrínseca desse espaço e desse território pela acção desmesurada e colateral do poder humano ( incluindo aqui a violenta capacidade de transformação plástica dos ecossistemas por parte da tecnociência).

Um outro desafio implica a aceitação dos limites dos meios militares para fazer face a esta nova ameaça. Curiosamente, o pensamento estratégico já enfrentou no passado uma situação semelhante, quando a possibilidade de autodestruição da humanidade, num quadro de Mutual Assured Destruction, acabou por fazer do não uso das armas nucleares a melhor doutrina do seu planeamento e desenvolvimento.

Urge perante as alterações climáticas a cooperação compulsiva entre os Estados e outros atores da política internacional. Hoje, as ameaças que pairam sobre o clima e o ambiente mundiais têm no uso de um património comum, a atmosfera, o centro nevrálgico do problema e a sua eventual solução. A atmosfera planetária é hoje um tema político de segurança nacional e mundial. Nenhum país pode decretar uma soberania exclusiva sobre a «sua» atmosfera, sem com isso incorrer num ato de hostilidade para com o resto dos parceiros da comunidade internacional.

Não há meios para expandir fisicamente a atmosfera, mas há meios para uma gestão mais sustentável. A multiplicação de vagas de refugiados ambientais, de conflitos entre Estados (cada vez mais débeis ou mesmo falhados) e dentro de Estados pela disputa de recursos naturais cada vez mais escassos, poderá ainda ser uma realidade ainda mais violenta se não compreendermos todas as dimensões de segurança envolvidas na ameaça ambiental e climática em rápida aceleração.

São desafios para um futuro breve, resta saber se haverá coragem para enfrentar as ameaças à segurança comum em ordem unida e com uma forte cadeia de comando. Ou se, pelo contrário, preferem continuar a regredir em direção à fragmentação e à insignificância.

Seguindo o pensamento de Viriato Marques Soromenho JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário