O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

RAÚL RUIZ (1941-2011)


Raúl Ruiz Pino, nasceu no Chile em 1941 e morreu em 19 de Agosto de 2011 em Paris. Fez parte de uma geração de cineastas chilenos politicamente comprometidos, como Miguel Litin e Helvio Sotto.

Realizou mais de 40 longas-metragens e algumas média-metragens. De 1964 a 1973 filmou no Chile, a partir dai, fez a sua carreira em França.

Tornou-se um autor original: criativo, surrealista, irónico e muito experimentalista. É considerado o realizador chileno mais importante da História de Cinema do seu país.

Em 1973 com o golpe de Estado no Chile e a queda de Salvador Allende, que levou ao poder o ditador Augusto Pinochet, exilou-se em França. Neste país, começou por trabalhar na televisão fazendo de tudo: ficção, documentário, cinema e vídeo. Paralelamente escreveu mais de uma centena de peças para teatro.

A consagração no cinema começou com Les Trois Couronnes de Matelot, seguindo-se: Les Âmes Fortes, A Ilha do Tesouro, Três Vidas e uma Só Morte, Genealogia de um Crime, Klimt, entre outros.

Mostrou grande tenacidade e ambição artística, quando pegou num projecto de Luchino Visconti, Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, que o mesmo o considerava infilmável. Ruiz apresentou o filme em 1999, com as maiores estrelas do cinema francês: Catherine deneuve, Emmanuelle Bèart e Chiara Mastroianni, entre outras.

«O mundo dos seus filmes – conforme experimentado pelas personagens e o público – é ao mesmo tempo reconfortante, elegantemente familiar e armadilhado com surpresas. Há desaparecimentos súbitos. Segredos há muito encerrados que vêem à luz, acontecimentos sobrenaturais e coincidências bizarras. No seu universo, a improbabilidade é a regra.»

New York Times.

Tinha uma grande ligação a Portugal, devido a ter conhecido Paulo Branco, que foi o produtor de 15 dos seus filmes, nove dos quais filmados em Portugal. O seu último filme foi Mistérios de Lisboa, uma saga monumental, adaptada a partir de folhetins homónimos de Camilo Castelo Branco. Filme que teve grande sucesso internacional, principalmente em França e nos Estados Unidos.

Ruiz tinha ultrapassado um cancro durante as filmagens deste filme e o novo projecto, também português, As Linhas de Torres Vedras, já tinha sido iniciado, quando foi vitimado de uma infecção pulmonar.

Ruiz deixou um filme ainda por estrear, La Noche de Enfrente, sobre a sua infância no Chile e uma vasta reflexão ensaística sobre a arte que o apaixonou e lhe dedicou a vida inteira, o Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário