O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

domingo, 31 de julho de 2011

MY CHOICE - PAULA REGO (FEDP)



DISSE PAULA REGO NA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO:
"Robert McPherson disse-me: 'Não quer vir escolher umas coisas ao British Council?' Foram os dias mais felizes da minha vida", pela primeira vez, fui curadora de uma exposição de obras de outros artistas».
Os 87 quadros patentes até 23 de Outubro no Espaço Fundação EDP Porto, junto à Casa da Música, foram escolhidos por Paula Rego em três visitas às caves onde o British Council guarda as suas reservas da colecção de arte.
"Aquelas caixas enormes, que tenho a certeza que ninguém as viu - tudo muito bem conservado, claro -, abrem-se e saem gravuras muito antigas, frescas. É como um frigorífico"
Paula Rego explicou que o principal critério de escolha foi o gosto ao primeiro olhar.
"Toda esta exposição eu escolhi porque gostei. Porque [em cada obra] houve uma coisa que me apanhou e de que gostei muito. E foram essas coisas que eu escolhi. Foi ao meu gosto. 'My choice'" [a minha escolha]".
Paula Rego referiu que já conhecia alguns quadros ou os seus autores, como dois do seu marido, Victor Willing, e outros de David Hockney e Lucian Freud, mas a maior parte dos que escolheu nem sequer sabia quem os tinha feito.
Paula Rego destacou: "Adolescência", de Gerald Brockhurst. "É famosíssimo e foi muito criticado. Lembro-me quando este quadro estava na Tate [Gallery]. Foi tirado porque achavam que era indecente", referiu, comentando que depois o artista fugiu com a modelo. Paula Rego destacou também "Mapa de Nenhures", de Grayson Perry, e "Rapariga nua com ovo", de Lucian Freud, pela "tristeza" que transmite a expressão da mulher.
UMA VISTA GERAL COM ALGUNS DESTAQUES:











Victor Willing

Lucian Freud





"Adolescência", de Gerald Brockhurst. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário