O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CASA DA MÚSICA

ONPCM - DIRIGIDA PELO MAESTRO EMILIO POMÁRICO

-CLAUDE DEBUSSY - Prélude à l'aprés-midi d'um faune
Poema de Mallarmé, numa interpretação livre. Sugestão...Evocação de sensações...distanciamento reflexivo...bucolismo associado ao miticismo de faunas e ninfas...
-ALBAN BERG - Três peças para orquestra
Segunda Escola de Viena...movimento de vanguarda introdutor do dodecofonismo e do serialismo. Schönberg lançou o repto a Berg, para compôr uma obra de folgo, já que a sua tendência era o minimalismo. Berg nunca se afastou totalmente da consonância, Mahler exercia uma grande influência e a sua estética foi mais expressionista.
-IGOR STRAVINSKY - Petruchka
Colaboração criativa de grande importância entre Stravinsky, Diaghilev e os seus Ballets Russes. Bailados concebidos tendo por base a tradição folclórica russa. Petruchka, personagem irreverente do teatro de robertos. A história é um triângulo amoroso...Petruchka, a bailarina e o mouro...musicada com padrões rítmicos repetitivos e enérgicos...

ORQUESTRA GULBENKIAN - DIRIGIDA POR SIMONE YOUNG

-MAGNUS LINDBERG - Chorale
Esta obra reporta-se ao coral de Bach «Es ist genug»...dramatismo de grande intensidade...compacto e multifacetado conjunto de variações.
-ALBAN BERG - Concerto para violino e orquestra - À memória de um Anjo
Estímulo emocional para este concerto, a morte de Manon Gropious com 18 anos, filha de Alma Mahler e do arquitecto Walter Gropious.
Nesta obra também é citado «Es ist genug» da Cantata O Ewigkeit, du Donnerwort de Bach.
É a composição mais célebre de Berg, peça difícil de referência para violino, com um lirismo transbordante. Foi uma espécie de testamento fúnebre porque Berg morreu no ano em que compôs este concerto.
Violinista - CHRISTIAN TETZLAFF
-ANTON BRUCKNER - Sinfonia nº.6
Bruckner teve dificuldade em que a sua produção sinfónica fosse aceite. As suas sinfonias são densas, pesadas com blocos maciços e contrastantes, mas outra das razões podia ter sido de se ter colocado ao lado do grupo que admirava Wagner, contra o grupo que se lhe opunha, defendendo Brahms.

Esta sinfonia só foi estreada postumamente dirigida por Mahler. A Sexta foi a concretização de um projecto expressivo espiritualizado, dedicado ao Criador, numa linguagem musical arrojada e surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário