O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sábado, 20 de novembro de 2010

ANNE SEXTON (1928-1974)

Anne Gray Harvey nasceu em Newton, Massachusetts, em 1928. Filha do empresário Ralph Harvey e de Mary Gray Staples. Passou a maior parte da sua infância em Boston. Em 1945, estudou em Rogers Hall, em Lowell, Massachusetts e mais tarde, durante um ano, em Garland Junior College. Sexton trabalhou como modelo para a agência Hart de Boston. Em 1948, com dezanove anos, casou com Alfred Sexton, e permaneceram juntos até 1973, um ano antes de sua morte.
Em 1953 teve uma filha. Em 1954, foi diagnosticada com depressão pós-parto e sofreu o seu primeiro colapso mental. Foi admitida em Westwood Lodge, um hospital neuropsiquiátrico, onde repetidamente fez tratamento. Em 1955, após o nascimento da sua segunda filha, Sexton foi hospitalizada novamente. Nesse mesmo ano, no seu aniversário, tentou o suicídio.
Ao longo da sua vida, Sexton sofreu de severos transtornos mentais. Martin Theodore Orne, tornou-se o seu médico permanente e foi ele que a encorajou a escrever poesia. O primeiro workshop de poesia, foi ministrado por John Holmes. Sexton teve um rápido sucesso e os seus poemas foram aceites pelas revistas The New Yorker, Harper's e Saturday Review. Mais tarde, foi aluna de Robert Lowell na Universidade de Boston, juntamente com outros poetas como Sylvia Plath e George Starbuck.
Depois o seu mentor foi W. D. Snodgrass, que conheceu durante uma conferência de escritores. Enquanto trabalhava com John Holmes, Sexton conheceu Maxine Kumin. Tornaram-se grandes amigas e assim permaneceram pelo resto da vida de Sexton. Kumin e Sexton criticavam rigorosamente o trabalho de uma e da outra. Escreveram, juntas, quatro livros infantis. No final da década de 1960, a doença mental de Anne começou a afectar a sua carreira, embora ela continuasse a escrever e a publicar. Anne também colaborou com músicos, formando um grupo de jazz chamado Her Kind, que adicionava música à sua poesia. A sua peça teatral Mercy Street foi produzida em 1969, após anos de revisão e inspirou a canção homónima de Peter Gabriel.




Em 1974, Anne Sexton teve um encontro com Maxine Kumin, para reverem The Awful Rowing Toward God. Ao retornar a casa, vestiu o velho casaco de peles da sua mãe e trancou-se na garagem, deixando o motor do seu carro ligado. Morreu por intoxicação de monóxido de carbono.
Assim como Robert Lowell , Sylvia Plath , WD Snodgrass (que exerceu grande influência sobre o seu trabalho), a sua poesia confessional, deu ao leitor uma visão íntima da angústia emocional que caracterizou a sua vida.
Além dos seus temas padrões como depressão, isolamento, suicídio, morte e desespero, Anne Sexton escreveu também sobre questões específicas das mulheres, como menstruação, aborto, masturbação e adultério. Na época, tais matérias não eram focadas em poesia. Os temas dos seus poemas sofreram críticas negativas, mas a sua qualidade poética superou a controvérsia sobre o assunto.

http://www.poetryfoundation.org/bio/anne-sexton
http://www.poets.org/poet.php/prmPID/14
http://www.germinaliteratura.com.br/anne_sexton.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário