O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A FERNANDO PESSOA, como a outros autores, são atribuídos poemas e frases erradas.

São muitos! Vou reproduzir apenas fragmentos de textos que não são de Fernando Pessoa e correm pela Internet como se fossem.

“A Concha”
.
A minha casa é concha.

Como os bichos
Segreguei-a de mim com paciência:
Fechada de marés,
a sonhos e a lixos,
O horto e os muros só areia e ausência... (Vitorino Nemésio)
-
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Autor: Fernando Teixeira de Andrade - 1946-2008 - foi um professor de Literatura
-
"Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas atiradas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos,dos tantos risos e momentos que partilhámos... (Autoria desconhecida)
-
"Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência. Às vezes, usa a raiva, para que possamos compreender o infinito valor da paz. ... (Autor: Paulo Coelho)
-
"Existe no silêncio tão profunda sabedoria que às vezes ele se transforma na mais perfeita resposta. (carece de fontes)
-
"É fácil trocar as palavras, Difícil é interpretar os silêncios!É fácil caminhar lado a lado, Difícil é saber como se encontrar!.." (Autor Desconhecido)
-
" Navegue, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar,o lugar deles é lá. Admire a lua, sonhe com ela, mas não queira trazê-la para a terra..." (Silvana Duboc) provavelmente um repassador anónimo, acrescentou ao texto um fragmento de Ricardo Reis ... "Circunda-te de rosas, ama , bebe E cala. O mais é nada."
-
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Augusto Cury
-
"Os ventos, que as vezes tiram algo que amamos... Não é de Fernando Pessoa, nem de Bob Marley.


"Paro às vezes à beira de mim próprio e pergunto-me se sou um doido ou um mistério muito misterioso." (sem referências bibliográficas)
-
"Ser Feliz e/ou Palco da Vida (Autor: Augusto Cury, no livro: Dez Leis para Ser Feliz) O final apresenta a seguinte frase, que também não é de Fernando Pessoa: "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
-
No poema "Recomeçar/ou Faxina na Alma "Não importa onde você parou em que momento da vida você cansou...o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar"...de Paulo Roberto Gaefke, um repassador adicionou ao final a frase "Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura" da poesia "A minha Aldeia", de Fernando Pessoa, heterónimo Alberto Caeiro.

-
O maior escândalo em Portugal surgiu com a publicação do texto “A Coragem de Pessoa”, que não passou despercebido e suscitou veementes indignações.
Escreve Laurinda Alves: «Deixo aqui o texto inspirador de Fernando Pessoa que foi lido em voz alta neste fim de tarde inesquecível».


[Laurinda Alves, jornalista, autora e apresentadora de programas de televisão, criou a revista XIS.Repórter na RTP, foi distinguida com o Prémio do Clube dos Jornalistas pelo seu trabalho de investigação sobre a morte do general Humberto Delgado. Directora da revista Pais &Filhos, colaboradora da TSF e, depois, da Rádio Renascença foi, também, colunista no Independente e, mais tarde, no jornal Público, onde actualmente assina uma página semanal.
Publicou os livros XIS Ideias Para Pensar, Um Dia Atrás do Outro e Ideias XIS. Atitude XIS recolhe os editoriais escritos na revista nos últimos dois anos.Em 2000 Laurinda Alves foi distinguida com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas.]

Posso ter defeitos, viver ansioso
e ficar irritado algumas vezes mas
não esqueço de que minha vida é a
maior empresa do mundo, e posso
evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale
a pena viver apesar de todos os
desafios, incompreensões e períodos
de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar um autor
da própria história. É atravessar
desertos fora de si, mas ser capaz de
encontrar um oásis no recôndito da
sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã
pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios
sentimentos.É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma
crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construirum castelo…”

A Casa Fernando Pessoa, foi contactada e deu a seguinte resposta:
“O poema em questão não é de Fernando Pessoa, coisa que poderia ser garantida à primeira leitura (pelo tema, pela escrita, pela ortografia). Na Internet como em papel impresso, circulam vários «poemas apócrifos» assinados por Fernando Pessoa; muitas vezes, os seus autores pretendem garantir algum reconhecimento anónimo através da utilização do nome do poeta – são, geralmente, textos de má qualidade e que, infelizmente, se multiplicam todos os dias. Qualquer «leitor mediano» da obra de Pessoa ou dos seus heterónimos se dá conta da mistificação e da falsificação. Fernando Pessoa não diz semelhantes patetices”, esclareceu Francisco José Viegas, escritor e director da Casa Fernando Pessoa.

ERRARE HUMANUN EST, mas o aconselhável é consultar as fontes de carácter mais fidedigno, como por exemplo:


Casa Fernando Pessoa
Multipessoa - Instituto de Estudos de Modernismo
Arquivo Pessoa - Instituto de Estudos de Modernismo
Instituto de Estudos de Modernismo - FCSH - UNL
Um Fernando Pessoa - Um site sobre a vida e obra de Fernando Pessoa
Fernando Pessoa - Vidas Lusófonas
Pessoa revisitado
Poesia falada de Fernando Pessoa (Ode a pessoa)
Obra de Fernando Pessoa disponível para acesso gratuito em www.dominiopublico.com
Obra de Pessoa disponível na internet
Obra Completa em ordem alfabétcia - Jornal de Poesia

2 comentários:

  1. Bom dia. Gostava de informar que a Casa Fernando Pessoa tem uma directora, e que o seu nome é Inês Pedrosa. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Evidentemente que tenho conhecimento disso, o caso da Laurinda Alves, remonta aquando Francisco José Viegas era director da Casa Fernando Pessoa, o que está bem entendido no que escrevi.
    Apenas quis alertar para certos equívocos de autoria, que se encontram em muitos sites e blogues na net.
    Excepcionalmente dou resposta, porque nunca o faço a quem se apresenta como anónimo.

    ResponderExcluir