O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sábado, 23 de outubro de 2010

BIBLIOTECA DE PESSOA DISPONÍVEL ONLINE


Até agora só uma visita à Casa de Fernando Pessoa permitia uma consulta à biblioteca pessoal do poeta. A partir de agora, todo esse acervo, constituído por 1140 volumes e pela colecção de manuscritos (ensaios e poemas) deixados pelo próprio poeta nas páginas desses livros passa a estar disponível online, em:
htpp://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt.
Esta é a primeira biblioteca pessoal completamente digitalizada e facultada a todos os leitores, de qualquer parte do mundo.
No âmbito deste projecto todas as páginas de cada volume foram digitalizadas e disponibilizadas para consulta página a página ou após o download de uma obra completa.
Para além da possibilidade de consulta de cada livro por autor, por ano ou por ordem alfabética, faculta-se ainda a classificação por categorias temáticas.
Para facilitar a compreensão da biblioteca como um todo, foram destacadas as páginas que incluem manuscritos do próprio Fernando Pessoa e foram adicionadas interpretações para a aquisição de determinadas obras.
A digitalização da biblioteca de FP, aconteceu por uma combinação de esforços da Casa Fernando Pessoa, uma equipe internacional de investigadores e a Fundação Vodafone Portugal.

(JN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário