O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sábado, 24 de julho de 2010

PINTURA - LES NABIS

Les Nabis, grupo de jovens artistas pós-impressionistas vanguardistas da última década do século XIX. Este grupo foi uma consequência do SIMBOLISMO. As suas características são: formas mais simplificadas e cores mais puras, onde estão patentes; emoções, sentimentos e ideologias. Este grupo abriu caminho ao pré-abstracionismo e ao anti-figurativismo.
O impulsionador deste movimento foi, Paul Sérusier, o seu divulgador foi Maurice Denis e o pintor mais influente foi Gauguin. Outros pintores, que aderiram foram: Pierre Bonnard e Edouard Vuillard.
Apesar de outros movimentos terem surgido, como o Fauvismo e o Cubismo, os Nabis continuaram.
Paul Sérusier impulsionou os Nabis, arranjou o nome e a grande influência, Paul Gauguin. A palavra nabi deriva da palavra árabe, profeta. Embora deste grupo houvesse vários nomes a citar, os mais importantes são realmente Paul Gauguin e Pierre Bonnard.

PAUL GAUGUIN (1848 – 1903)

Nos seus primeiros anos, a pintura não fazia parte dos seus horizontes. Foi corrector de valores, casou e teve 5 filhos. Com 35 anos e devido a problemas com a Bolsa de Paris, decidiu dedicar-se à pintura e começou a frequentar o meio boémio. Era um autodidacta. Não se integrou no movimento impressionista e começou a pintar e expor, dentro das suas próprias ideias. A sua obra foi tão singular como a de Van Gogh ou Paul Cézanne, mas teve seguidores e foi o fundador do grupo Les Nabis, que pensavam a pintura como uma filosofia de vida.
Paul Gauguin começou a pintar a vida natural e simples do campo, o seu quadro famoso,
Cristo Amarelo é desse período, onde aplicou as cores de forma arbitrária.



De espírito inquieto, partiu para o Taiti, em busca da pureza das origens. Pintou telas carregadas da iconografia exótica do lugar, onde não falta um erotismo natural, fruto da sua paixão pelas nativas.
Gauguin depois viveu na Bretanha, no sul de França, onde conviveu com Van Gogh e tiveram uma relação tempestuosa. Mais tarde fez uma viagem a Martinica e determinou o objectivo de se dedicar à arte primitiva.
Voltou a Paris, mas o seu maior desejo era voltar ao Taiti e apesar das dificuldades, lá conseguiu o dinheiro para a viagem. Chegou em 1891, pintou cerca de 100 quadros, fez escultura e escreveu o livro, Noa-Noa.


MULHERES DO TAITI
Regressou a Paris para fazer uma exposição, mas voltou ao Taiti, fixando-se na ilha Dominique. Nessa fase, criou algumas das suas obras mais importantes, como "DE ONDE VIEMOS? O QUE SOMOS? PARA ONDE VAMOS?, uma tela enorme que sintetiza toda sua pintura, realizada quando teve conhecimento da morte da filha e antes de uma frustrada tentativa de suicídio.
Em 1901, transferiu-se para a ilha Hiva Oa, uma das Ilhas Marquesas, onde veio a falecer.



PIERRE BONNARD (1867-1947)
Estudou na Academia das Belas Artes, onde foi formado o grupo Les Nabis. Conhecido pelo nabi japonês, devido ao seu interesse pela Arte Japonesa.
Foi um artista bem sucedido e premiado. Além de pintor, foi também gravador.
Juntamente com Gauguin, Bonnard foi sem dúvida um dos pintores mais interessantes do grupo dos Nabis. A sua pintura de interiores, de cores claras e luminosas, reflecte a capacidade de captar os pequenos detalhes, sob um efeito emocional. Os objectos parecem formar-se pela solidificação do ar. Os nus de Bonnard, nada mais são, do que experimentações, nas quais o pintor tenta pesquisar a variação das cores sob a luz. O resultado é uma obra de tranquila intimidade. (Segundo críticos especializados).

Nu

No banheiro
[C&H]

Nenhum comentário:

Postar um comentário