O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

terça-feira, 20 de julho de 2010

PALÁCIO DAS ARTES - FÁBRICA DE TALENTOS

Exposição "Like Tears in Rain", comissariada pela jovem curadora Luiza Teixeira de Freitas.
A exposição nasceu de um convite a doze artistas nacionais e internacionais, que apresentam em diversos espaços do Palácio obras produzidas especialmente para este projecto.


O conceito de ausência é o tema central desta exposição. Em particular, o conceito de presença encontrada na ausência, através da alusão a espaços onde a vida está presente, mas somente é sentida em objectos materiais ou em traços deixados pela vida humana.
As pessoas agarram-se à eternidade através da memória, dado que é a forma mais válida de se ser lembrado. Porém a maior angústia da vida é precisamente a referida no título desta exposição - todos os momentos que temos, desaparecem, como Lágrimas na Chuva (Like Tears in Rain). É impossível separar as noções de morte, ausência e memória.



[Antes de ir conhecer o Palácio das Artes, tirei esta fotografia, que por coincidência é uma memória da ausência. Aquela casa agora degradada de janelas tapadas de placas brancas, fez parte da minha vida, por ali andei em criança, com a minha família, para visitar um familiar directo.]
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Muito gostaria que fosse visitável todo este edifício, que começou por ser um convento, passou a Banco de Portugal, a seguir Companhia de Seguros Douro. Depois esteve cerca de 20 anos em degradação, acabando por ser restaurado, para Palácio das Artes-Fábrica de Talentos. Uma reanimação surpreendente, de um edifício importante, inserido na zona histórica. Esperemos que outros, que mostram um aspecto de gradação e abandono, possam ter fins similares.

ASPECTOS DO SEU INTERIOR




Nenhum comentário:

Postar um comentário