O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

segunda-feira, 19 de julho de 2010

IMPRESSIONISMO

A renovação estilística empreendida pelo impressionismo encontra algumas das suas matrizes nos trabalhos precursores de Joseph Mallord William Turner (1775 - 1851)



e John Constable (1776 - 1837),


sobre cujas paisagens luminosas Monet, Sisley e Pissarro se debruçaram na passagem pela Inglaterra em 1870. Na França são sobretudo Eugène Delacroix (1798 - 1863),


e as suas pesquisas de cor e luz, os artistas da Escola de Barbizon e a defesa da pintura ao ar livre, e as paisagens de Jean-Baptiste-Camille Corot (1796 - 1875)


e Gustave Courbet (1819 - 1877),


partidários de novas formas de registo da natureza, são as principais referências para os impressionistas. Isso sem esquecer o impacto causado pelas estampas japonesas - suas soluções formais e colorido particulares - principalmente nos trabalhos de Degas.

Éduard Manet (1832 - 1883),


por sua vez, de precursor do grupo passa a seu integrante - embora nunca tenha exposto com eles -, sobretudo a partir de 1870, quando se volta para a pintura em espaço aberto e aproxima-se mais directamente de Monet.
Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento, foi dado por um crítico, depois de uma exposição, onde estava exposto, Impression, soleil levant (1872), de Claude Monet.
Impressionismo, foi um movimento, de pessoas com ideias comuns, mas não foi uma escola, todos os pintores seguiam um postulado idêntico, mas eram autónomos e diversificados. Todos eles consideravam, que a descoberta da fotografia, teria forçosamente que influenciar a pintura, portanto estavam contra os preceitos do Realismo e em oposição ao ensino académico. Os impressionistas, portanto, rompem totalmente com o passado; pesquisam sobre a óptica/ efeitos (ilusões) ópticas, são autónomos, embora conversem entre si, não concordam com as mesmas coisas porém discordam do mesmo e pintam preferencialmente no exterior, abandonando o atelier.
A emergente arte visual do Impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos, noutros sectores artísticos, assim surgiu a música impressionista e a literatura impressionista.
A pintura impressionista, caracteriza-se pela luz e o movimento, mostrando as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol, é portanto uma pintura instantânea e feita ao ar livre As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor, pinceladas soltas como principal elemento da pintura, para melhor capturar as variações de cores da natureza, geralmente a pintura era feita ao ar livre. As sombras devem ser luminosas e coloridas, de acordo com a impressão visual que causam. O preto jamais é usado numa obra impressionista. Os contrastes de luz e sombra são obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos académicos no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta, devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.
Os principais pintores que aderiram à nova forma de ver a pintura foram:
Claude Monet (1840-1926), Pierre Auguste Renoir (1841 - 1919), Alfred Sisley (1839 - 1899), Frédéric Bazille (1841 - 1870), Camille Pissarro (1831 - 1903), Paul Cézanne (1839 - 1906), Edgar Degas (1834 - 1917), Berthe Morisot (1841 - 1895) e Armand Guillaumin (1841 - 1927).
MONET

RENOIR

SISLEY

BAZILLE

PISSARRO

CÉZANNE

DEGAS

MORISOT

GUILHAUMIN

Há determinados pintores, contemporâneos dos pintores citados, que orientaram o seu trabalho de forma diferente, estão neste caso: Toulouse-Lautrec (1864-1901) que revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau; Eugène-Henri-Paul Gauguin (1848 - 1903) que foi um pintor francês do pós-impressionismo; Van Gogh (1853-1890) considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas movimentos da arte do século XX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo; Paul Signac (1863-1935) e Georges Seurat (1859-1891), foram dois artistas impulsionadores do chamado Movimento do Divisionismo, também designado por Neo-Impressionismo ou Pontilhismo.
[C&H]

Nenhum comentário:

Postar um comentário